Usuário (email cadastrado)
Senha (do seu cadastro)
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova Logomarca do Coração Blue anuncia novos eventos
Sexta, 02 de setembro de 2016 às 16h04
Estamos de volta, mais uma vez em parceira com a M1 Eventos trazendo novos eventos para Ma... leia mais.

Sorteados do Reveillon Viva La vida
Sábado, 27 de dezembro de 2014 às 15h15
REVEILLON VIVA LA VIDA LISTA DE 10 SORTEADOS DO SITE DO CORAÇÃO BLUE AREA VIP 1. Kleyda... leia mais.

Hoje tem Jackfree Carioca!
Sábado, 29 de novembro de 2014 às 13h05
É HOJE! É HOJE! É HOJE! COMPARTILHE COM OS AMIGOS!   JackFree Carioca (Samba e Funk) 2... leia mais.

NOTÍCIA

Porto de Manaus

O Conjunto Arquitetônico do Porto de Manaus, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1987, é composto por várias construções: Prédio da Ilha de São Vicente (rua Bernardo Ramos), Escritório Central (rua Taqueirinha), Museu do Porto (boulevard Vivaldo Lima), prédio onde funciona o anexo da Assembléia Legislativa (rua Governador Vitório) e o antigo Prédio do Tesouro Público (rua Maurício de Souza). Constituem ainda este complexo o Trapiche 15 de Novembro e demais armazéns, as pontes e os cais flutuantes, além do prédio localizado na entrada do Roadway.

Com exceção do prédio da Ilha de São Vicente - que já existia em 1852 - e do antigo Prédio do Tesouro e do Trapiche 15 de Novembro - construídos em 1890 - as demais instalações do Porto de Manaus foram construídas na primeira década do século XX pela firma inglesa Manaos Harbour Limited. A mesma empresa administrou os serviços portuários até os anos sessenta. É mantido atualmente pela Administração do Porto de Manaus, vinculada a nível federal à Empresa de Portos do Brasil-Portobrás. A visitação é limitada, dependendo da autorização da Capitania dos Portos.    

As construções encontram-se em bom estado de conservação e o turista ainda pode visitar o Museu do Porto, que conta, através de seu acervo, a história da navegação no Amazonas e da construção do próprio Porto. Também vale a pena apreciar o flutuantedo Roadway, que dá acesso aos barcos fluviais da região.

Projetado e construído pelos ingleses, é uma interessante obra de engenharia, com o Cais oscilando com a subida e descida das águas do Rio Negro, com desníveis de mais de 10 metros. Essa profundidade permite que até hoje o porto atenda de qualquer calado em todas as épocas do ano. Em 1953 foi registrada a maior enchente do rio, que atingiu a marca de 29,7 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado em 1902 e até hoje recebe navios de grande porte, fazendo parte do roteiro de cruzeiro das grandes companhias.

Copyright © 2010 - Coração Blue - Powered by Manaus.NET